Histórico e Projetos

O Movimento Cultural Penha é uma Organização não Governamental, fundada no bairro da Penha em 23 de junho de 2001, mas sua origem enquanto movimento popular data de meados de 1984, quando um grupo de artistas, músicos, atores, produtores culturais, entre outros se encontrava no Teatro Martins Penna para organização de eventos e atividades na área de teatro e música, participando na organização das Praças de Arte no Largo do Rosário da Penha em 1985 e na comissão executiva do I Congresso de Movimentos Populares de Cultura em outubro do mesmo ano.
Entre 1994 e 2000 desenvolve o Projeto Zona Leste a Escola vai ao Teatro ocupando os Teatros Martins Penna e Flávio Império no Cangaíba, focando na formação de público ao teatro, criação de grupos amadores e Festivais envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, chegando a um público de cerca de 9.000 pessoas em 2000. É deste período também a produção do jornal A Tribo que trazia programações culturais da cidade, matérias sobre cultura material e imaterial e entrevistas com músicos como Itamar Assumpção, Belchior e o Maestro Roberto Casemiro.
No inicio de 2001, passa por um processo de reestruturação, formalizando-se como organização social e estabelece parcerias com a Secretaria Municipal do Trabalho e UNESCO em 2002, no Programa Bolsa Trabalho. Com a Secretaria Municipal de Cultural, Programa VAI, desenvolveu projetos de comunicação em fanzine e mídias alternativas em 2008 e 2009. Em 2006 passa a atuar mais estreitamente nas áreas de Memória Local e Patrimônio a partir do acervo doado pela família do Memorialista Penhense Hedemir Linguitte e a Parceria com o Memorial Penha de França. Em 2005 é reconhecida pelas suas atividades também como Ponto de Cultura do Município de São Paulo – Programa Cultura Viva – e Pontinho de Cultura em 2010 ambos pelo Ministério da Cultura, esta última sendo uma premiação concedida pelo trabalho realizado com crianças e jovens com o Projeto Recado aos Nossos Ancestrais.
Em 2011, o Acervo Hedemir Linguitte foi premiado com Prêmio Ponto de Memória, prevendo a estruturação de um Centro de Pesquisa ligado ao bairro Penha de França da zona leste de São Paulo - SP.

Missão
Desenvolver projetos, metodologias, pesquisas e articulações na área da cultura e memória visando o desenvolvimento social em comunidades, escolas, grupos comunitários da região leste do Município de São Paulo.

Projetos:

Arte e Comunicação (Fanzine) 
Desenvolvimento de projetos e ações culturais na área da comunicação, intervenções artísticas e fanzines. Objetivando a produção e difusão em meios alternativos de informação.

Recado aos Nossos Ancestrais
Objetivos: 1) Desenvolver ações culturais em parceria com a Comissão de Festa do Rosário de valorização e divulgação da história e o significado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, patrimônio tombado no bairro (Processo 20776/79, Resolução 23/1982 CONDEPHAAT) e construído por descendentes africanos mantidos em regime de escravidão durante o período do Brasil Colônia, no século XVIII., e 2) Contribuir para apropriação da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, por meio de cursos, palestras e oficinas aos alunos e professores das redes de educação.

Penha de Hoje e de Ontem (Acervo Hedemir Linguitte)
O projeto busca recuperar, restaurar e difundir o acervo inédito sobre a História da Penha reunido pelo falecido Memorialista Hedemir Linguitte ao longo do século XX, re-significando com as gerações atuais a necessidade de ler e reler a modernidade na perspectiva da memória documental, possibilitando novas interpretações dos documentos oficiais numa busca pela História e Memória do vencidos e resistentes, também como um exercício da Cidadania.

Convênios e premiações:

Projeto Do Movimento ao Evento, Publicação do Livro: Movimentações pela Cultura / parceria Secretaria Estadual de Cultura, processo nº SC/113945/2012

Acervo Hedemir Linguitte / Prêmio Pontos de Memória 2011, Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura, D.O.U. 14/12/2011

Projeto Recado aos nossos Ancestrais / Prêmio Pontinhos de Cultura, Ministério da Cultura, D.O.U. 9/03/2010

Publicação do Livro: Recados - Memória das Relações entre a comunidade e o patrimônio / parceria Secretaria Estadual de Cultura, processo nº SC/73637/2010

Projeto Fanzine na Caixa Postal / Programa de Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, Lei 13.540/03, parceria Secretaria Municipal de Cultura, processo nº 0142278-5/2009

Projeto Fanzine na Panela / Programa de Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, Lei 13.540/03, parceria Secretaria Municipal de Cultura, processo nº 0111953-3/2008

Projeto Memória Viva Tietê / Programa Cultura Viva - parceria Minc, convênio 702320/2008 (em vigência)

Formação Cidadã SP - PRODOC, parceria UNESCO, Contrato nº ED 13603/2002